sexta-feira, 26 de abril de 2013

Quem mudou o professor ou o aluno?

Como hoje e sábado e não tenho nada para fazer fui a um site sobre educação e encontrei a seguinte as seguintes perguntas:

  1. Quem mudou o professor ou o aluno?

Então fiquei com essa pergunta na cabeça será que de fato quem mudou o professor que mudou o modo de ensinar ou o aluno que mudou o modo de aprender? Agora refletindo cheguei a uma leve conclusão que ambos mudaram sim e que alguns professores não mudaram ... penso que agora vocês estejam pensando COMO ASSIM ELE TEM DUAS RESPOSTAS?
E simples muitos professores mudaram a sua didática não sendo mas somente tradicional que utilizam o meio cadernal ( caderno e quadro) mas acompanho as mudanças tecnológicas através ate mesmo pelas redes sociais, eles acompanham os alunos pois utilizam em suas aulas matérias em que o aluno já esta familiarizado como internet onde os alunos já colocam em prática o que aprenderam em sala isso faz com que o aluno comece a ver a forma de aprender mas gostosa mas simples e mas rápida pois a internet hoje em dias nos ajuda em muitas coisas e está presente em nosso cotidiano toda hora. Nos dias atuais e fácil você pegar um celular e tirar uma duvida sobre certo assunto. Já alguns professores não mudaram a sua maneira de ensinar mesmo com o avanço das tecnologias educacionais e que nos auxiliam e muito em algumas horas ainda utilizam a metodologia cadernal onde o aluno só reproduz e não poem em prática, principalmente professores das áreas exatas onde e muito mas fácil utilizar as tecnologias. Tiro como exemplo minha disciplina MATEMÁTICA onde muitos professores somente reproduzem o que aprenderam e ensinam o mesmo sem mostrar nem uma aplicação disso no cotidiano por isso e fácil nos professores de matemáticas chegar la no 7° ano, 8° ano e 9° ano, quando começa-se a trabalhar na forma algébrica principalmente no 7° ano as crianças virarem para nos professores e falarem assim :
- COMO É PROFESSOR E AULA DE MATEMÁTICA OU DE PORTUGUÊS PORQUE JÁ TE LETRAS
ou ainda chegar no 8° ano onde já se tem uma visão com mas algébrica o aluno de dizer
- PRA QUER TER QUE ESTUDAR ISSO NÃO VAMOS USAR ISSO NUNCA NA VIDA MESMO"
isso acontece porque muita das vezes o professor poderia estar ensinando a mesma equação do segundo grau que e (definida na forma ax²+bx+c = 0 com a e b pertencentes ao R e com a diferente de zero) ou ainda a função do segundo grau (que e definida na forma f(x)= ax²+bx+c com a e b pertencentes ao R e com a diferente de zero) pois o professor poderia mostrar isso em um software matemático que faça os alunos verem a onde e utilizado ou que a te mesmo eles leve os alunos em uma saída de campo pois na própria natureza encontra-se a relação de uma função do 2° grau na formação de um arco-ires por exemplo que nos dá uma parábola com a concavidade voltada para baixo nesse simples fenômeno natural ele já trabalharia com a parábola virada para baixo e com a parábola virada para cima, ele pode fazer uma simples pergunta aos aluno:
Porque vocês acham que o arco-ires tem a concavidade voltada para baixo e não para cima?
 Ou ainda ele pode levar os alunos em uma construção civil ou ate mesmo em um centro de estudos de física e química pra demostrar onde e visto em outras áreas e uma coisa simples mas que eu tenho a certeza de que os alunos irão adorar.
Então vou ficando por aqui, ate a próxima e espero ajudar a alguns professores de como melhorar as aulas nossas de Cada dia pois afinal de conta nos próprios somos a mercadoria e eles os clientes.

 Segue alguns artigos que acho legal e que nos leva a refletir em educação matemática: OBS: nem todos os links são relacionados ao uso das tecnologias alguns são relacionados a dificuldades encontrada por professores. os mesmos sites também são referências são artigos que foram lido para realizar um trabalho de  informatica aplicada ao ensino de matemática

 http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/textos/003_Brochura_Algebra_NPMEB_(Set2009).pdf
http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00002D/00002D73.pdf
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/textos/003_Brochura_Algebra_NPMEB_(Set2009).pdf
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3601_1977.pdf
http://www.iiencomat.uneb.br/comunica_cient/C4%20-%20TECNOLOGIA%20EDUCACIONAL%20-%20POSSIBILIDADES%20DE%20INTERA%C3%87%C3%83O%20ENTRE%20PROFESSOR%20DE%20MATEM%C3%81TICA%20E%20O%20ALUNO%20NO%20AMBIENTE%20ESCOLAR%20-%20Edi%C3%AAnio%20Farias%20e%20C%C3%A9lia%20Gomes.pdf

quarta-feira, 17 de abril de 2013

diferença entre a construção do grafico da equação do 2° grau no cabri

diferença entre a construção do grafico da equação do 2° grau  no cabri
aqui a diferença e grande pois o cabri e um programa que não realiza nada sozinho

quarta-feira, 3 de abril de 2013



UNESC– Universidade do Extremo Sul Catarinense
Curso: Matemática
Disciplina: Informática Aplicada ao Ensino de Matemática
Atividade: Atividade Geogebra 2.
Acadêmico: Anderson de Oliveira Romeu
Criciúma, 03 de abril de 2013.
ISOMETRIA: Uma Isometria é uma transformação geométrica em que são conservadas as medidas de comprimento dos segmentos de reta e as medidas de amplitude dos ângulos.
TRANSLAÇÃO: A translação transforma uma figura em outra figura uma vez que as figuras são ge4ometricamente iguais. A translação conserva a direção e o comprimento dos segmentos de reta e as amplitudes do ângulo.
ROTAÇÃO: A figura inicial vai rodando em diferentes ângulos segundo um ponto central, chamado de centro de rotação, assim a figura final e obtida por uma figura inicial, onde um ponto e fixamente mantido e todos os outros sofrem alterações.
REFLEXÃO: Numa reflexão, cada ponto da figura original e o correspondente da figura refletida.
HOMOTETIA: Ampliação, positiva ou negativa de qualquer forma geométrica, podendo ser qualquer figura plana como, por exemplo, triângulos, quadriláteros ou ate mesmo em figuras espaciais como cubo, pirâmides, cubos e esferas.
SEMELHANÇA: Duas figuras são semelhantes se seus ângulos são congruentes ou e se seus lados forem proporcionais.
SIMETRIA AXIAL: Será uma simetria axial quando existe no mínimo uma reta que divide em duas partes que se podem sobrepor ponto por ponto (dobragem).
SIMETRIA CENTRAL: E o tipo de simetria que pode ser girado em torno de um ponto fixo
POLIGONOS: São figuras fechadas compostos por segmentos de retas e que possuam ângulos, vértices, lados e diagonais.
POLIGONOS REGULARES: Uma figura e um polígono regular quanto todos os seus lados e seus ângulos são congruentes.


Referências:
Disponível em: <<http://blogmatematic.blogspot.com.br/2012/01/isometrias-reflexao-rotacao-e.html >> acessado no dia: 03/04/13
Disponível em: << http://ribamarpolivalente.blogspot.com.br/2008/09/semelhana-de-triangulos-aula-28-e-29.html>> acessado no dia:  03/04/13.
Disponível em: << http://conesul2006.tripod.com/Material/HOMOTETIA.pdf>> acessado no dia : 03/04/13
Disponível em: << http://www.slideshare.net/lisa54/simetrias-11060613>> acessado no dia: 03/04/13
Disponível em: << http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html>> acessado no dia: 03/04/13
Disponível em: << http://www.slideshare.net/SergioManoel1968/poligonos-regulares-7916386>> acessado no dia: 03/04/13
Ola este blog e do Academico Anderson do curso de matemática da Unesc- Criciuma- Santa catarina.
durante um periodo esse blog terá como finalidade falar sobre tecnologias na educação com enfase na educação matemática. ele será uzado na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino de Matemática que e eoferdada na 5° fase do curso de matemática.
tchau ate mas tarde......